sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A MODA DOS ANOS 70

Os anos 60 foram a época da revolução da juventude. Em continuação a esta época de mudanças, os anos 70  são marcados também pelas grandes transformações.
A libertação sexual, as experiências com as drogas ou a reclamação dos direitos das mulheres – tudo deixou de ser um programa de minorias, sendo aceito e levado à prática pelas grandes massas.
Tudo era permitido, desde que não tivesse um aspecto normal.
Segue as principais tendências de moda da época:

ESTAMPAS FLORAIS E PSICODÉLICAS:
O ácido (droga) estava sendo testado e influenciou tanto a moda quanto a música ( Beatles, Pink Floyd, Yes) .
 As roupas da moda anos 70 ganharam muitos desenhos e cores psicodélicas, deixando a moda muito colorida



CALÇAS BOCA DE SINO:
O feminismo conseguiu grandes avanços diminuindo a desigualdade entre homens e mulheres.
A mulher da vida real, disputava pela primeira vez o mercado de trabalho,se posicionando em cargos anteriormente ocupados por homens,  então a feminilidade era misturada a toques masculinos, dando origem ao conceito unissex que trazia uma liberdade nunca antes experimentada. 

JEANS:
O jeans havia se transformado no uniforme dos não conformistas.
Ele se sofisticou e recebeu vários tipos de lavagens, tornando- se indispensável para o dia a dia, como uma segunda pele


HIPPIE ROMÂNTICO:
 Remanescente dos anos 60, o movimento hippie continuou forte no início dos anos 70 tanto na filosofia “Paz e Amor” quanto na moda.
Originalmente concentrada em um estilo de vida ideal, sem guerras e competições de ego, o hippie acabou virando modismo. O estilo hippie teve uma exposição global em 1969 durante o festival de Woodstock, em Nova York, influenciando milhares de pessoas a adotar o visual, porém de uma forma mais romântica, como um movimento de contracultura.

MODA DISCO:
Em meados da década de 70, surgiu um novo movimento causado pela música Disco.
Foi com o filme “Embalos de Sábado à Noite”, com John Travolta, que o movimento ganhou fama internacional e os modismos começaram a ganhar forma.
Aqui no Brasil, foi a novela Dancin' Days que virou febre e reforçou o visual Disco.


PUNK:
Em meados da década a frivolidade disco, a ingenuidade hippie e o rebuscamento do rock progressivo começaram a incomodar os inconformistas de plantão.
A reação a este estado veio com tudo: o movimento punk.
 O movimento teve um papel muito importante, sobretudo para os jovens desempregados sem perspectivas de vida. O objetivo dos punks era alertar a sociedade para os problemas existentes, adotando uma posição de protesto muito ofensiva e usando a sua forma de vestir para a acentuar


ANDROGINIA
Com a decadência do movimento hippie, começava uma nova onda no pop a chamada geração glitter.
Aliava pouco de charme hippie e muito glamour.
 Pela primeira vez o mundo ouvia o termo androginia. Estava lançada a expressão da ambigüidade sexual.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário